Construção de Bonecos Gigantes



Definição geral da oficina:
Esta oficina é um projeto de pesquisa e montagem de bonecos gigantes, dentro do universo da cultura popular, da pesquisa de materiais regionais, e do desenvolvimento psico-motor refinado e estético do grupo, para um resultado final original e de desenvolvimento futuro.


Objetivo
Oferecer uma nova ferramenta de trabalho social.
Possibilitar que o participante se transforme e transforme o que
está ao seu redor.
desenvolvimento individual para uma produção coletiva.
Estimular a imaginação, promover a curiosidade para o enriquecimento
da  experiência individual.
Formar multiplicadores.
O que justifica uma oficina desta natureza?
O teatro de bonecos é uma manifestação que sempre gera a máxima empatia com o público de todas as idades.
Montar bonecos gigantes, trata-se de algo de real valorização da memória nacional, cuja finalidade precípua é a transmissão de informação técnica aos que não tem acesso a formalização de técnicas, ao aproximar este grupo do fazer bonequeiro, a fortalecer um grupo em desenvolver sua própria linha de trabalho respeitando a estética local, e a formar multiplicadores para que o conhecimento apreendido não se torne vazio.O nível de informação que se pretende nesta oficina tem como base os 11 anos do projeto O BONECO E A SOCIEDADE, na cidade de São José dos Pinhais, e no estado do Paraná, além todo o desenvolvimento técnico, cultural e popular deste trabalho, único no país em seus moldes.
A certeza técnica no nível da informação repassada, que contém força mágica, e sem dúvida, essa magia envolverá confeccionadores, manipuladores e espectadores para um processo de continuidade terminada a oficina.

Resultado: Criação de 1 boneco gigante a cada 5 participantes, apresentação do resultado em espaço público aberto.




A oficina em si

Dentro do processo de participação comunitária na confecção, estão previstas reuniões de conscientização e indução artística participativa nas comunidades de bairros e empresas; indução para a realização de oficinas periódicas de confecção de bonecos e fantasias; realização de pelo menos um debate aberto para o levantamento de dados dos grupo formado em questão e a experiência paranaense.

1º DIA – Conhecimento do grupo, organização do material, repasse de conhecimento básico sobre cada material, sensibilização para o uso do material de forma prática,desenvolvimento do projeto de confecção, protótipos, preparação de moldes e iniciar a confecção das estruturas.
2ª DIA – Termino das estruturas, plano de discussão sobre mecanismos, confecção dos mecanismos, preparação de olhos, mãos, pernas, braços, cabelos e outras partes pertinentes aos projetos escolhidos.
3ª DIA_ Reunião de levantamento de todo processo e de necessidades específicas, divisão do grupo para o acabamento do material iniciado, inicio das cabeças, e montagem das partes para formação do boneco.
4º DIA_ Reunião de levantamento de todo processo e de necessidades específicas, pintura primária, testes primários dos projetos, confecção das roupas e panos necessários para finalização.
5º DIA – Acabamentos finais, Reunião de discussão de todo processo para verificar o aprendizado, teste de resistência dos bonecos, acertos finais, manipulação. Debate aberto sobre o resultado da oficina e da experiência da Cia. dos Ventos no Paraná.

Público Alvo: Jovens acima de 15 anos, Professores,  arte-educadores e interessados no tema.

Carga horária: 40 horas/ aula