Lendas e Folclore, Uma experiência na Arte e na Cultura


A oficina de arte "Lendas e Folclore – Uma experiência na Arte e na Cultura” na descreve a experiência em arte educação, trabalhando com professores e arte-educadores com o objetivo de levar os oficineiros ao mundo das artes e de suas experiências práticas (sua cultura), desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, auto-estima, concentração e capacidade de transformação. As pessoas de todas as idades criam a partir de suas vivencias, sonhos, fantasias, do que amam e a fazem sofrer, por isso o foco da oficina é lendas e folclore – uma experiência na Arte e na Cultura.

Objetivos: Oferecer aos oficineiros  o contato com o instrumental para o ensino de arte, favorecendo a percepção crítica, a reflexão e a experimentação artística, de modo que sejam capazes de trabalhar com a Arte interdisciplinarmente tendo em vista a formação do indivíduo. 

Método e necessidades: A metodologia envolve: o teatro de bonecos, a pintura, modelagem, processo basicamente ligado a técnica, são regras ,os aspectos espaciais e temporais que serão trabalhados para que a obra de arte imaginada venha a ser concretizada. Integrada à produção e ao aprendizado artístico, os alunos desta oficina começa a falar sobre suas novas descobertas e passam a ser ouvida pelo grupo, o que é fundamental para sua socialização e definição da sua personalidade e aprendizado.
O trabalho a ser desenvolvido necessita de uma sala ampla para trabalhos corporais (3 horas), e para desenvolvimento das arte cênicas ( 3 horas), Confecção dos bonecos uma mesa ampla e cadeiras  (3 horas)  e fechamento das idéias e apresentação de resultados (3 horas). 



Resultados: Demonstrar a capacidade integradora das lendas e do folclore com a arte e a cultura como base de sustentação, porque a arte é linguagem utilizada (não com os mesmos significados) em todo o Mundo o que visa o aprendizado a fim de conviver em harmonia, respeitando-se as diferenças, colaborando para a integração de grupos sociais em conflito atual ou potencial. A partir das práticas desenvolvidas na oficina, vamos discutir como a expressão pessoal pode contribuir para a inclusão social. Analisamos o papel da arte e da cultura como meio capaz de possibilitar a reconstrução pessoal e social. 

Público Alvo: Professores, arte-educadores e interessados no tema.
Carga horária: 12 horas aula

Valor: R$ 120,00 a hora aula

Aos alunos: Roupas confortáveis para aulas práticas e água para consumo próprio.Para aulas de confecção: estilete, tesoura, retalhos de tecidos, 2 bolinhas de isopor, 2 pincéis, um pote, um avental, retalhos de EVA e sucatas (poucas).
Para contratante:
01 lata pequena de tinta acrílica branca brilhante,  e corantes nas cores azul, amarelo, vermelho, preto, marron, verde.
15 bisnagas de cola de contato (brascoplast).